"A Informática Educativa Como Ferramenta De Suporte No Processso De Aprendizagem"

AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS 2015

Integração dos Recursos Computacionais à Prática Pedagógica.

 

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

As tecnologias invadem o nosso cotidiano, o processo de implantação de um ambiente de aprendizagem educacional na escola se faz necessário, pois vem aumentando de forma rápida, mudanças estruturais e funcionais é uma necessidade atual na percepção da nova cidadania tecnológica global.

Nesta perspectiva, a informática não é entendida como mais uma disciplina independente e isolada na grade curricular, com professores especialistas em informática, mas sim como um potencial transdisciplinar a ser explorado pelo conjunto dos professores das diversas áreas de conhecimento. Os alunos não são levados ao laboratório tecnológico educacional para aprenderem editores de textos, planilhas eletrônicas, ou sobre a mais nova versão de softwares didáticos, e sim a complementação dos conteúdos de sala de aula, e o professor fazer o uso adequado dos recursos digitais para potencializar a aprendizagem no processo da construção do conhecimento..

A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, tornando as aulas interativas, cooperativas com motivação e prazer, oportunizando novos modelos metodológicos e didáticos com recursos digitais em um momento real das informações no mundo de hoje. Quando saímos da sala de aula, que muitas vezes conta apenas com o giz e a lousa, e vamos para o computador já temos inicialmente o recurso da imagem e do movimento. É possível usar vídeo, áudio, fotografia e outros recursos para mostrar mais detalhes e curiosidades sobre o assunto estudado. Isso faz com que os alunos prestem mais atenção nas aulas e saiam do espaço imaginário, intangível, representado por um mapa de um livro, e adentrem o espaço real, visível no Google Earth, por exemplo, outro aspecto dessa reflexão é o questionamento do papel do professor em sala de aula. Na perspectiva de propostas educacionais que visem a integração dos recursos digitais à prática pedagógica pautada pela transdisciplinaridade, o professor deixa de ser o especialista na sala de aula, abrindo espaço para uma ação conjunta e evolutiva com professores de outras áreas e com os alunos.

O dia-a-dia na escola deve ser reorganizado e ter uma definição e uma orientação da prática pedagógica na distribuição de uso dos recursos digitais nas turmas da escola. O instrumento computacional, é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas, não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.

Escola Municipal José Lorenzoni

Atividade realizada sobre o corpo humano com os alunos dos 5º anos e as seguintes professoras:

Vera Lúcia Tovatti Silveira  professora regente dos 5º anos

Professoras de ciências:

  • Daiane Fátima Tombini
  • Dulce Maria Zanatta Betzek

Professora do Ambiente Tecnológico Educacional  Elesa Vanessa kaiser da Silva

 

Escola Municipal Plinio Tourinho

Professora: Neuza Perego Perin

Alunos brincando e aprendendo!!!

 DIA 23/08/2015

 

Escola Municipal Semíramis de Barros Braga

Professora Tania C. H. Ferreira Gomes

Estagiário Robson Junior Pereira

Crianças aprendendo de forma interativa e colaborativa…

Escola Municipal Jayme Canet

Professora Rosimar Medeiros da Silva

Pesquisando e interagindo com os tablet’s…

Parabéns professora!!!

 Escola Mul. Grizelde Romig Fischborn

Professor Ari da Silva Oliveira trabalhando com o nome de cada criança com o recurso do computador e o multimídia para os alunos identificarem os nomes dos colegas como é escrito e pronunciado.

Alunos da Pré-escola I.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 DIA 23/08/2015

Alunos do 1º ano trabalhando os números relacionados a quantidade.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: