"A Informática Educativa Como Ferramenta De Suporte No Processso De Aprendizagem"

AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS 2016

Integração dos Recursos Computacionais à Prática Pedagógica.

 

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

As tecnologias invadem o nosso cotidiano, o processo de implantação de um ambiente de aprendizagem educacional na escola se faz necessário, pois vem aumentando de forma rápida, mudanças estruturais e funcionais é uma necessidade atual na percepção da nova cidadania tecnológica global.

Nesta perspectiva, a informática não é entendida como mais uma disciplina independente e isolada na grade curricular, com professores especialistas em informática, mas sim como um potencial transdisciplinar a ser explorado pelo conjunto dos professores das diversas áreas de conhecimento. Os alunos não são levados ao laboratório tecnológico educacional para aprenderem editores de textos, planilhas eletrônicas, ou sobre a mais nova versão de softwares didáticos, e sim a complementação dos conteúdos de sala de aula, e o professor fazer o uso adequado dos recursos digitais para potencializar a aprendizagem no processo da construção do conhecimento..

A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, tornando as aulas interativas, cooperativas com motivação e prazer, oportunizando novos modelos metodológicos e didáticos com recursos digitais em um momento real das informações no mundo de hoje. Quando saímos da sala de aula, que muitas vezes conta apenas com o giz e a lousa, e vamos para o computador já temos inicialmente o recurso da imagem e do movimento. É possível usar vídeo, áudio, fotografia e outros recursos para mostrar mais detalhes e curiosidades sobre o assunto estudado. Isso faz com que os alunos prestem mais atenção nas aulas e saiam do espaço imaginário, intangível, representado por um mapa de um livro, e adentrem o espaço real, visível no Google Earth, por exemplo, outro aspecto dessa reflexão é o questionamento do papel do professor em sala de aula. Na perspectiva de propostas educacionais que visem a integração dos recursos digitais à prática pedagógica pautada pela transdisciplinaridade, o professor deixa de ser o especialista na sala de aula, abrindo espaço para uma ação conjunta e evolutiva com professores de outras áreas e com os alunos.

O dia-a-dia na escola deve ser reorganizado e ter uma definição e uma orientação da prática pedagógica na distribuição de uso dos recursos digitais nas turmas da escola. O instrumento computacional, é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas, não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.

 

ESCOLA MUNICIPAL PLÍNIO TOURINHO

Aula de Informática Educativa

Professora: Neuza Perego Perin

Pré escolar II

O objetivo da aula foi explorar as cores primárias  fazendo  com o que  eles reconheçam as cores primárias relacionando com os objetos do dia-a-dia.

As atividades da aula foram desenvolvidas no site educativo abaixo:

http://geegoinfo.blogspot.com.br/p/pre-escola.html

COLORIR O BOB ESPONJA

COLORIR O PARQUE – CONFORME O NÚMERO

COLORIR A TURMA DA MÔNICA

 

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ LORENZONI

Aula de Informática Educativa

Professoras: Elesa Vanessa Kaiser da Silva e Renata Cordeiro de Jesus Jeske

Durante o ano de 2016 a professora Renata trabalhou com a disciplina de ciências com os alunos de 5° ano referente ao conteúdo  ” Os sistemas do corpo Humano”. Em algumas aulas de Informática educativa a professora Elesa também deu continuidade sobre o conteúdo no Ambiente Tecnológico Educacional.
No termino do ano, os alunos apresentaram o trabalho no ATE  utilizando a apresentação “PowerPoint” sobre o conteúdo trabalhado em ciências. O trabalho foi maravilhoso os alunos tiveram que se organizar  em grupo pesquisaram e desenvolveram o trabalho.
Parabéns!!!

 

ESCOLA  MUNICIPAL ANGELO DAROLT 

Aula de Informática Educativa

Professora: Lismeia Fontanella Barcelo

TEMA: Game da reforma ortográfica

 

Conteúdo: jogos com a nova ortografia da língua portuguesa e alterações de palavras.

Objetivo:

Promover a socialização do conhecimento acerca das regras do Novo Acordo Ortográfico.

-Identificar as principais mudanças na ortografia usada no Brasil;

-Contribuir para a divulgação das bases do novo acordo ortográfico nas instituições de ensino.

RECURSOS DIDÁTICOS :

5° ANO : SITE DO NTM – Medianeira

PORTUGUÊS _ Reforma ortográfica http://portal.fmu.br/game/

OU ainda na internet: jogos de reforma ortográfica _ Game da reforma ortográfica – FMU

4°ANO: SITE DO NTM – Medianeira

PORTUGUÊS _ Reforma ortográfica

OU na internet : jogo da nova ortografia Conheça 5 jogos de escrever que vai te ensinar a usar melhor Quiz – Racha Cuca

3°ANO: SITE DO NTM – Medianeira

PORTUGUÊS _ jogo de memória e troca de imagens por palavras

JOGOS DE PORTUGUES PARA O 3°ANO Jogos de Língua Portuguesa – Só Português Jogos Educativos de Português

AVALIAÇÃO: Observar a preocupação e atenção que os alunos tem com as novas regras gramaticais, se estão fazendo uso e aplicando corretamente nas atividades.

 

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