"A Informática Educativa Como Ferramenta De Suporte No Processso De Aprendizagem"

AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS 2017

Integração dos Recursos Computacionais à Prática Pedagógica.

 

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

As tecnologias invadem o nosso cotidiano, o processo de implantação de um ambiente de aprendizagem educacional na escola se faz necessário, pois vem aumentando de forma rápida, mudanças estruturais e funcionais é uma necessidade atual na percepção da nova cidadania tecnológica global.

Nesta perspectiva, a informática não é entendida como mais uma disciplina independente e isolada na grade curricular, com professores especialistas em informática, mas sim como um potencial transdisciplinar a ser explorado pelo conjunto dos professores das diversas áreas de conhecimento. Os alunos não são levados ao laboratório tecnológico educacional para aprenderem editores de textos, planilhas eletrônicas, ou sobre a mais nova versão de softwares didáticos, e sim a complementação dos conteúdos de sala de aula, e o professor fazer o uso adequado dos recursos digitais para potencializar a aprendizagem no processo da construção do conhecimento..

A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, tornando as aulas interativas, cooperativas com motivação e prazer, oportunizando novos modelos metodológicos e didáticos com recursos digitais em um momento real das informações no mundo de hoje. Quando saímos da sala de aula, que muitas vezes conta apenas com o giz e a lousa, e vamos para o computador já temos inicialmente o recurso da imagem e do movimento. É possível usar vídeo, áudio, fotografia e outros recursos para mostrar mais detalhes e curiosidades sobre o assunto estudado. Isso faz com que os alunos prestem mais atenção nas aulas e saiam do espaço imaginário, intangível, representado por um mapa de um livro, e adentrem o espaço real, visível no Google Earth, por exemplo, outro aspecto dessa reflexão é o questionamento do papel do professor em sala de aula. Na perspectiva de propostas educacionais que visem a integração dos recursos digitais à prática pedagógica pautada pela transdisciplinaridade, o professor deixa de ser o especialista na sala de aula, abrindo espaço para uma ação conjunta e evolutiva com professores de outras áreas e com os alunos.

O dia-a-dia na escola deve ser reorganizado e ter uma definição e uma orientação da prática pedagógica na distribuição de uso dos recursos digitais nas turmas da escola. O instrumento computacional, é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas, não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.

ESCOLA MUNICIPAL ÂNGELO DAROLT

Dia 06/12/2017

AMBIENTE  TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

Professora: Elesa V. Kaiser da Silva

Alunos: 1º e 2º Ano

O ENSINO DE CIÊNCIAS  DE FORMA DINÂMICA

Conteúdo: Germinação e Plantas

Metodologia: Trabalhando os conteúdos previstos no Planejamento de Ciências, a Professora Elesa utilizou o ATE- Ambiente Tecnológico Educacional – como um recurso a mais para complementar o trabalho realizado em sala de aula. Por meio de uma metodologia diversificada, os alunos do 1º e 2º Ano, da Escola Municipal Ângelo Darolt, aprenderam sobre a germinação de sementes e adquiriram maiores conhecimentos em relação às plantas. Desse modo, foram realizadas atividades de registro (caderno e livro didático), experiências (com diferentes sementes) e atividades variadas no computador, no site interno (NTM),  filmes e desenhos animados educativos relacionados ao conteúdo (no multimídia).

Objetivos: Foram alcançados resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem, sendo que os alunos demonstraram grande entusiasmo, participação e êxito no que foi proposto.

 

 

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ LORENZONI

DIA 29 DE AGOSTO 2017

AMBIENTE  TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

Professora: Elizandra Daneize dos Santos

Alunos de Pré I

Informática Educativa

Conteúdo trabalhado: Coordenação motora, viso -motora e coordenação  motora fina;
Percepção espacial, direcional  e corporal;
Raciocínio lógico matemático: contagem; sequencia numérica;
antecessor          e         sucessor; subtração.
Alfabeto

Objetivos: Estimular coordenação motora, viso motora e motora fina , assim como a percepção espacial, direcional e corporal.
Desenvolver o raciocínio lógico -matemático;
Estimular a leitura e a compreensão do texto.

 

 

ATIVIDADES QUE FORAM REALIZADAS NA ESCOLA E VOCÊ PODE FAZER TAMBÉM!

É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO:

Fonte de Recurso Didático:

ATIVIDADE DE SOMBRA: FERRAMENTAS

VAMOS CONTAR DE 0 ATÉ 10

TENTE CLICAR NO PASSARINHO E FAZER O MAIOR NÚMERO DE PONTOS

FORMA GEOMÉTRICA: MONTE A CASA

JOGO DA MEMÓRIA: AS MEIAS COLORIDAS

JOGO DA MEMÓRIA: OS PLANETAS

 

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ LORENZONI

ALUNOS DO 2° ANO

Professora: Elizandra Daneize dos Santos

Fonte de Recurso Didático:

ATIVIDADES QUE FORAM REALIZADAS NA ESCOLA E VOCÊ PODE FAZER TAMBÉM!

É SÓ ACESSAR O LINK ABAIXO:

CAÇA-PALAVRAS

JOGO: ORDEM DO ALFABETO: CAÇA – OVOS

JOGO DO VIZINHO 3

JOGO: NÚMEROS PARES E ÍMPARES

Avaliação: avaliar o interesse, a participação e o desenvolvimento das atividades propostas durante a aula.

 

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ LORENZONI

DIA 29 DE AGOSTO 2017

AMBIENTE  TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

Professora: Teresinha Zimmermann Eisele

Alunos de Pré I

Informática Educativa

Conteúdo trabalhado: Coordenação motora, viso -motora e coordenação motora fina;
Percepção espacial, direcional  e corporal;
Identificação das vogais e  números até 10;
Pintar os alimentos correspondentes.

 

 Fonte de Recurso Didático:

VAMOS CONTAR!

ATIVIDADES COM AS VOGAIS

ATIVIDADES COM AS VOGAIS

ATIVIDADES COM AS VOGAIS

JOGO DA MEMÓRIA DAS VOGAIS

DESENHO PINTAR ALIMENTOS

 

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ LORENZONI

DIA 29 DE AGOSTO 2017

AMBIENTE  TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

Professora: Teresinha Zimmermann Eisele

Alunos de 2° ANO

Informática Educativa

Conteúdo trabalhado: ADIÇÃO, FORMAÇÃO DE PALAVRAS E ASSOCIAÇÃO DE OBJETOS.

 Fonte de Recurso Didático:

ADIÇÃO

FORME PALAVRAS

FORME PALAVRAS

ATIVIDADES DE ASSOCIAÇÃO

Avaliação: Avaliar a concentração, participação e o desenvolvimento de cada aluno nas atividades propostas, assim como nas dificuldades encontradas.

VOCÊ É CONVIDADO A FAZER AS ATIVIDADES!!

 

 

ESCOLA MUNICIPAL JAYME CANET

DIA 21 DE  AGOSTO 2017

AMBIENTE  TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

Professora: Raquel Fracaro

Alunos de Pré I e Pré II

Informática Educativa

Conteúdo trabalhado: Meio Ambiente
Objetivos: despertar a consciência dos alunos sobre a importância da preservação do ar, do solo e da água.

Assista também a este vídeo.

Vídeo: Turma da Mônica: UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA

Assistiu o vídeo?
Comente com seu familiares que cuidados podemos ter com nosso Planeta?

 

Fonte de Recurso Didático:
professoracarol.org/paginas/projetos.meioambiente

Realize, você também as atividades!

Atividade realizada pelos alunos na sala do ATE

Fonte de Recurso:
jogoseducativos.hvirtua.com.br/animais-e-formas

Realize, você também as atividades!

Atividade realizada pelos alunos na sala do ATE

 

ESCOLA MUNICIPAL PLINIO TOURINHO

DIA 09 DE  AGOSTO 2017

AMBIENTE  TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

Professora: Neuza Perego Perin com alunos do 5° ano “C”

Informática Educativa

Conteúdo: Leitura, escrita e pontuação.

Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura e escrita; localizar informações no texto; compreender as características do gênero, bem como as principais ideias; aplicar os sinais de pontuações em diferentes situações.

Recurso Didático: www. http://www.azinteligencia.com.br
texto: O Segredo do Uirapuru

Avaliação: Observar a pontuação e o interesse dos alunos na realização das atividades.

 Acesse o link  e realize as   atividades propostas:

 

ESCOLA MUNICIPAL CARLOS LACERDA

DIA 06 DE JULHO DE 2017

AMBIENTE  TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

Conteúdo: Literatura Infantil

Professora: Elesa V. Kaiser da Silva

História em Quadrinhos

História em Quadrinhos

Procurando trabalhar de forma diferenciada, o conteúdo previsto no planejamento de Literatura Infantil, a professora Elesa, na sala do ATE (Ambiente Tecnológico Educacional), estimulou os alunos à produção de tirinhas no site educativo luzdosaber.seduc.ce.gov.br. 

Aprendendo as características do gênero discursivo, as crianças puderam utilizar diferentes personagens, balões e objetos. Também salvaram suas tirinhas no site, para que os demais colegas pudessem ler e conferir, clicando em “estante”.

Percebeu-se grande entusiasmo por parte dos alunos, que apresentaram grande interesse e participação durante aula.

Acesse o site: Luz do Saber

 

ESCOLA MUNICIPAL JAYME CANET

DIA 02 DE MAIO DE 2017

AULA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

Professora: DANIELE DORNELLES COVER

SIMULADO DE MATEMÁTICA  NO AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL 5° ano A

Objetivo:

* Preparar os alunos para obterem um bom desempenho na Prova Brasil.

Os alunos resolveram as questões de matemática referentes aos conteúdos trabalhados na sala de aula, que serão proposto  também na prova brasil.

Entre no site   você também e realize as atividades:

SITE PROVA BRASIL ACESSE E REALIZE AS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA!!!

 

ESCOLA MUNICIPAL GRIZELDE ROMIG FISCHIBORN

DIA 02 DE MAIO DE 2017

AULA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

PROFESSOR: ARI DA SILVA OLIVEIRA

PRÉ ESCOLAR

CONTEÚDO: Vogal A

Objetivos: Reconhecer a letra I como parte do alfabeto, localizar a letra I em palavras estabelecida pelo professor.
Recursos Pedagógico: Atividade Site interno do Ambiente Tecnológico educacional.

Avaliação: observar se os alunos identificam a letra I  nas palavras e a partição das atividades.

 

ESCOLA MUNICIPAL JAYME CANET DIA

02 DE MAIO DE 2017

AULA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

PROFESSORA: VANILDA  APARECIDA FERNANDES

CONTEÚDO:   Atividades de Multiplicação e de Divisão.

OBJETIVO: Reconhecer os números.
Agilidade no desenvolvimento das atividades.

RECURSO DIDÁTICO: site Professora Carol
Atividade  Site interno do Ambiente Tecnológico educacional.

DESENVOLVIMENTO: Decompor os números.

Números cardinais e números ordinais.

AVALIAÇÃO: Analisar os alunos se sabem definir a classificação dos numerais.

 

 

ESCOLA MUNICIPAL SEMÍRAMIS DE BARROS BRAGA

Aula de Informática Educativa

Professora: Salete Tubiana dos Santos

Pré- Escolar II

Esta aula foi trabalhado com o site interno de atividades pedagógicas do Ambiente Tecnológico Educacional  com os alunos da pré escola de 5 anos: coordenação motora fina e a identificação das cores.

As atividades desenvolvidas:

Colorindo o palhaço.

Labirinto 2.

Gotas de chuva.

Atividades desenvolvidas com os alunos do 5° ano

Conteúdo trabalhado: ortografia.

 

Anúncios

Nuvem de tags