"A Informática Educativa Como Ferramenta De Suporte No Processso De Aprendizagem"

AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS 2018

 

ESCOLA MUNICIPAL GRIZELDE ROMIG FISCHBORN

DATA: 27 de fevereiro de 2018.

PROF°: Ari da Silva Oliveira

TURMAS: Pré-escola A, B e C.

INFORMÁTICA EDUCATIVA

CONTEÚDO: Coordenação motora fina.

OBJETIVOS: Aprender fazer uso do mouse;
Desenvolver a coordenação motora fina;
Percepção visual quanto ao cursor do computador.

RECURSO DIDÁDICO: Compartilhamento do A.T.E.

ATIVIDADES: Aprendendo a usar o mouse:

Aprendendo a usar o mouse com flores.

Corrida com carro;

Corrida com bola;

Corrida de peixe.

DESENVOLVIMENTO: Iniciar a aula falando para os alunos da importância de desenvolverem as atividades propostas explicando como se fazer o uso do computador, em seguida trabalhar com atividades de coordenação motora fina.

AVALIAÇÃO: Observar se os alunos conseguiram desenvolver as atividades e demonstraram avanços na coordenação motora fina, assim como interesse pelas atividades propostas.

 

ESCOLA MUNICIPAL PLINIO TOURINHO
DATA: 22 de março de 2018
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: Neuza Perin
TURMA: Educação Infantil I

INFORMÁTICA EDUCATIVA

CONTEÚDO:  Coordenação visomotora

OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora através da capacidade de controlar o movimento da mão, guiado pela visão; Manipular e manusear o mouse.

RECURSO DIDÁTICO:  https://www.jogosgratisparacriancas.com/

AVALIAÇÃO: Observar o desenvolvimento dos alunos nas atividades, auxiliando  àqueles que ainda necessitam de intervenção quanto a manipulação do mouse.

ESCOLA MUNICIPAL PLINIO TOURINHO
DATA: 05 de abril 2018
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: Neuza Perin
TURMA: Educação Infantil II

 

INFORMÁTICA EDUCATIVA

CONTEÚDOS: Percepção na linguagem plástica: Formas e Cores ( primárias).

OBJETIVOS: Reconhecer as formas geométricas em obras de arte e em objetos do dia a dia; Identificar e nomear as formas geométricas planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo; Classificar as formas geométricas quanto tamanho e cores; Desenvolver a coordenação visomotora.

RECURSOS DIDÁTICOS:  Pasta do Compartilhamento:
– Separar as figuras geométricas conforme a cor, forma e tamanho;
– Colorir as figuras  geométricas conforme a tabela;
– Memória das formas geométricas;
– Sequência das formas e cores;
– Clicar nas imagens que têm a forma das figuras geométricas sugeridas;

DESENVOLVIMENTO: Iniciar a aula retomando na oralidade o que eles já sabem sobre as cores primárias e as formas geométricas e o nome de cada uma; Comentar que existem alguns artistas que utilizam as figuras geométricas para criarem suas obras, bem como da mistura de cores ;  Fazer a observação na sala para identificar as formas presentes.

AVALIAÇÃO: Observar a participação dos alunos durante a aula e o desenvolvimento das atividades propostas.

ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO PESSOA
DATA: 28 de MARÇO de 2018
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: Carina Telles Gentilini 
TURMA: 1° ano A

INFORMÁTICA EDUCATIVA

TEMA: Matemática.

CONTEÚDO: Noções de lateralidade: tamanho, localização e em direcionamento.

OBJETIVOS: – Trabalhar coordenação motora;
– Ter noção de lateralidade;
– Reconhecer formas, cores e figuras.

RECURSOS DIDÁTICOS:  SITE INTERNO – NTM – Medianeira/1° ano/Matemática B/Ligue as figuras aos seus pares.

                                            VAMOS FAZER A ATIVIDADE!

DESENVOLVIMENTO: Nesse jogo os alunos deverão ligar cada figura ao seu respectivo par. Em determinado momento será preciso relacionar a figura a sua sombra ou sua cor predominante.

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá no decorrer de toda a aula, observando o movimento das crianças e se apresentam noção de lateralidade.

 

ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO PESSOA
DATA: 20 de MARÇO de 2018
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: Carina Telles Gentilini 
TURMA: 2° ano A

INFORMÁTICA EDUCATIVA

TEMA: Português Conteúdo: Alfabeto/Raciocínio Lógico.

OBJETIVOS: – Trabalhar a concentração e o raciocínio lógico de cada aluno;
– Reconhecer as letras do alfabeto;
– Manusear o mouse.

RECURSOS DIDÁTICOS: SITE INTERNO – NTM – Medianeira /3° ano /Raciocínio Lógico / Encontre o alfabeto.

VAMOS ENCONTRAR AS LETRAS DO ALFABETO!!

DESENVOLVIMENTO: Através do jogo, os alunos deverão manter-se concentrados para encontrar no meio da cena as 26 letras do alfabeto que estão misturadas (camufladas).

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá durante toda aula, através do desempenho de cada aluno no decorrer do jogo.

 

ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO PESSOA
DATA: 17 de MAIO de 2018
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: Carina Telles Gentilini 
TURMA: 2° ano B

INFORMÁTICA EDUCATIVA

TEMA: Português.

CONTEÚDO: Letras do alfabeto.

OBJETIVOS: – Encontrar as letras solicitadas para formação das palavras;
– Realizar a leitura das palavras;
– Manusear o teclado.

RECURSOS DIDÁTICOS: SITE INTERNO – NTM – Medianeira /2° ano / Português /Caça letras.

                                                  VAMOS CAÇAR LETRAS…

DESENVOLVIMENTO: Nesse jogo os alunos deverão encontrar as letras solicitadas para formação da palavra
Avaliação: A avaliação acontecerá no decorrer da aula, observando a desenvoltura dos alunos no jogo.

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá no decorrer da aula, observando a desenvoltura dos alunos no jogo.

 

ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO PESSOA
DATA: 08 de junho de 2018
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: Carina Telles Gentilini 
TURMA: 3° ano A

INFORMÁTICA EDUCATIVA

TEMA: Matemática

CONTEÚDO: Sistema Monetário.

OBJETIVOS: – Resolver situações problemas utilizando as cédulas do sistema monetário;
                    – Desenvolver raciocínio lógico;
                    – Trabalhar coordenação motora fina. 

RECURSOS DIDÁTICOS:  Site: Escola Games – Casa de carne. 

VAMOS RESOLVER AS SITUAÇÕES PROBLEMAS!!!

DESENVOLVIMENTO: Nesse jogo os alunos irão trabalhar o raciocínio lógico através da resolução de situações problemas que envolvam o sistema monetário, para tanto, poderão utilizar as cédulas e uma folha de rascunho (caso necessário). 

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá através do desenvolvimento dos alunos durante o jogo, na resolução dos problemas.

ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO PESSOA
DATA: 15 de  AGOSTO de 2018
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: Carina Telles Gentilini 
TURMA: 1° ano A

INFORMÁTICA EDUCATIVA

TEMA: Português.

CONTEÚDO: Alfabeto.

OBJETIVOS: – Reconhecer as letras do alfabeto;
– Relacionar a letra inicial da palavra à figura;
– Fazer tentativa de leitura.

RECURSOS DIDÁTICOS: SITE INTERNO – NTM – Medianeira /1° ano /Português /Alfabeto.

 

DESENVOLVIMENTO: O jogo em questão visa fazer com que os alunos relacionem a imagem com sua letra inicial, ligando-as.

AVALIAÇÃO: A avaliação deverá acontecer de maneira contínua, analisando o desempenho e os acertos de cada aluno.

ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO PESSOA
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: ELIZANDRA DANEIZE DOS SANTOS
TURMA: 5° ano A

EIXOS: Números e operações; Análise linguística; Leitura e Raciocínio lógico.

CONTEÚDOS: Adição e subtração; Sequência numérica; Ordem crescente e decrescente; Multiplicação; Medidas de comprimento (centímetros e metros); Coletivo; Plural; Raciocínio lógico.

RECURSOS DIDÁTICOS: Projetor multimídia; Jogos.

OBJETIVOS:

Estimular a resolução das operações com adição, subtração e multiplicação;
Desenvolver o raciocínio lógico, bem como o raciocínio matemático;
Reconhecer o coletivo e plural das palavras sabendo digitar corretamente.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:

Os alunos deverão abrir o editor de textos e digitar nomes completos, nomes da escola e frases que a professora ditar.
Em seguida, pesquisar sobre um conteúdo determinado de ciências, copiar e colar no editor de textos, utilizando as ferramentas que o mesmo possui.

Jogos no site interno NTM:

Matemática: Ordene os números; Cálculo mental; Classificação; Tabuada 3.

Português: Sinônimos e antônimos; Coletivo; Plural 2; Bruxa dos acentos.

Raciocínio lógico: Sapo; Enigma; Travessia.

Teste de QI! Travessia do rio

O objetivo do jogo é atravessar todos os integrantes para o outro lado do rio. Na China, esse é um dos tipos de exames aplicados em um teste de QI. O objetivo do jogo é atravessar todos os integrantes para o outro lado do rio.

As regras são as seguintes:1 – Somente o pai, a mãe e o policial sabem pilotar o barco2 – A mãe não pode ficar sozinha com os filhos3 – O pai não pode ficar sozinho com as filhas4 – O prisioneiro não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família5 – O barco só pode transportar 2 pessoas por vez6 – Você pode ir e vir com as pessoas quantas vezes precisar. Clique nos bonequinhos para colocá-los dentro do barco e depois na alavanca vermelha para atravessar…

AVALIAÇÃO: Avaliar o desenvolvimento dos alunos durante as atividades propostas.

ESCOLA MUNICIPAL SEMÍRAMIS DE BARROS BRAGA
DATA: 7 de agosto de 2018
Ambiente Tecnológico Educacional
PROFª: Solange Antonello
Turma: 1° ANO

INFORMÁTICA EDUCATIVA

CONTEÚDOS: Práticas sociais de leitura;
Emprego de palavras com sílabas canônicas;
Relação entre fonemas e grafemas e sua junção na formação de sílabas;
Utilização das letras do alfabeto nas tentativas de escrita, com compreensão do princípio alfabético da língua.

OBJETIVOS: Desenvolver habilidades de leitura e de escrita de palavras simples;
Realizar escrita de palavras com sílabas canônicas e ajustando pauta sonora a escrita;
Escrever com compreensão do princípio alfabético da língua, utilizando as letras do alfabeto;
Desenvolver coordenação viso-motora.

RECURSOS DIDÁTICOS: PASTA DO COMPARTILHAMENTO E SITE INTERNO DO NTM.

* O nome dos alimentos sílabas
* Arraste o nome dos alimentos
* Associação de desenhos e palavras
* Jogo da memória: imagem palavra.
* Encontre as vogais

DESENVOLVIMENTO: Iniciar a aula retomando o alfabeto e questionando como ele é formado ( vogais e consoantes). Em seguida lembrar que para escrever qualquer palavra precisamos da junção das vogais e consoantes em pequenos pedacinhos que chamamos de sílabas. As várias famílias de sílabas devem ser organizadas e assim formam qualquer palavra que pensarmos. Iremos trabalhar com a leitura e ortografia de várias palavras, para o reconhecimento das mesmas.

AVALIAÇÃO: Observar a participação, atenção e interesse dos alunos no conteúdo trabalhado assim como na realização das atividades propostas.

ESCOLA MUNICIPAL SEMÍRAMIS DE BARROS BRAGA
DATA: 14 de agosto de 2018
Ambiente Tecnológico Educacional
PROFª: Solange Antonello
Turma: 1° ANO

INFORMÁTICA EDUCATIVA

CONTEÚDOS: Formação do conceito de número;
Cálculo mental simples;
Resolução de operações por meio de desenhos.

OBJETIVOS: Perceber que os números são utilizados em diferentes situações;
Compreender o número como representação de uma quantidade;
Realizar cálculo mental simples;
Participar de atividades envolvendo as ideias da operação de adição;
Realizar o registro do algoritmo das operações de adição.

RECURSOS DIDÁTICOS: PASTA DO COMPARTILHAMENTO E O SITE INTERNO DO NTM.

https://Atividade de matemática vamos contar

Atividade de matemática vamos contar

Atividade de matemática vamos contar

Adição calcule e pinte

DESENVOLVIMENTO: Iniciar a aula retomando as operações através de problemas orais utilizando situações diárias que precisamos usar a contagem para saber resolver. Realizar várias operações usando o recurso do desenho.

 

AVALIAÇÃO: Observar a participação, atenção e interesse dos alunos no conteúdo trabalhado assim como na realização das atividades propostas.

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ LORENZONI
DATA:
AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL
PROFª: Elesa
TURMA:  PRÉ I e PRÉ II 

CONTEÚDOS: Partes do corpo;
Linguagem musical;
Domínio do Mouse.

OBJETIVOS: * Aprender e/ou identificar as partes do corpo por meio de atividades que estimulem o domínio do mouse;
* Desenvolver a imaginação e a criatividade por meio de atividades diferenciadas no computador;* Desenvolver a linguagem musical por meio de vídeos educativos que trabalhem as partes do corpo.

RECURSOS DIDÁTICOS: Multimídia, “Homem-batata), vídeos do Youtube (imagens em anexo) Bob Zoom- Cabeça, Ombro, Joelho e Pé, GUGUDADA- As Partes do Corpo (animação infantil), cabeça, ombro, joelho e pé- poesia infantil- 10 atas Tinyschooll Português.

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada a partir da observação do desenvolvimento das atividades, na participação e interação durante a aula. Será observada a autonomia na utilização do mouse e teclado e a compreensão do que foi proposto em relação aos objetivos do plano de aula.

 

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