"A Informática Educativa Como Ferramenta De Suporte No Processso De Aprendizagem"

AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS 2014

Ambiente Tecnológico Educacional

 

Integração dos Recursos Computacionais à Prática Pedagógica.

 

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

As tecnologias invadem o nosso cotidiano, o processo de implantação de um ambiente de aprendizagem educacional na escola se faz necessário, pois vem aumentando de forma rápida, mudanças estruturais e funcionais é uma necessidade atual na percepção da nova cidadania tecnológica global.

Nesta perspectiva, a informática não é entendida como mais uma disciplina independente e isolada na grade curricular, com professores especialistas em informática, mas sim como um potencial transdisciplinar a ser explorado pelo conjunto dos professores das diversas áreas de conhecimento. Os alunos não são levados ao laboratório tecnológico educacional para aprenderem editores de textos, planilhas eletrônicas, ou sobre a mais nova versão de softwares didáticos, e sim a complementação dos conteúdos de sala de aula, e o professor fazer o uso adequado dos recursos digitais para potencializar a aprendizagem no processo da construção do conhecimento..

A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a ferramenta pedagógica que o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, tornando as aulas interativas, cooperativas com motivação e prazer, oportunizando novos modelos metodológicos e didáticos com recursos digitais em um momento real das informações no mundo de hoje. Quando saímos da sala de aula, que muitas vezes conta apenas com o giz e a lousa, e vamos para o computador já temos inicialmente o recurso da imagem e do movimento. É possível usar vídeo, áudio, fotografia e outros recursos para mostrar mais detalhes e curiosidades sobre o assunto estudado. Isso faz com que os alunos prestem mais atenção nas aulas e saiam do espaço imaginário, intangível, representado por um mapa de um livro, e adentrem o espaço real, visível no Google Earth, por exemplo, outro aspecto dessa reflexão é o questionamento do papel do professor em sala de aula. Na perspectiva de propostas educacionais que visem a integração dos recursos digitais à prática pedagógica pautada pela transdisciplinaridade, o professor deixa de ser o especialista na sala de aula, abrindo espaço para uma ação conjunta e evolutiva com professores de outras áreas e com os alunos.

O dia-a-dia na escola deve ser reorganizado e ter uma definição e uma orientação da prática pedagógica na distribuição de uso dos recursos digitais nas turmas da escola. O instrumento computacional, é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas, não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios de armazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.

 

Escola Municipal Plinio Tourinho

 

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Professora Neuza Pérego Perin responsável pelo Ambiente Tecnológico Educacional dinamiza o saber com o Recurso Tecnológico Educacional com os alunos do 1º ano ano “B”  professora regente da turma Loreni de Toni e os alunos do 1º ano “C”  professora regente:  Loreni Neumann que estavam desenvolvendo as atividades propostas com muito entusiasmo .

Escola Municipal Semíramis de Barros Braga

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 Professora Eunice no ATE desenvolvendo atividades com seus alunos sobre produção de texto.

 

Escola Municipal Semíramis de Barros Braga

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Professora Solange Salete Bertoti Kuhn e seus alunos trabalhando com os Tablet’s  com o intuíto de pesquisar Fábulas e atividades propostas pela professora sobre a compreensão do texto em tempo real.

A professora Tânia Cristina Hermes F. Gomes responsável pelo Ambiente Tecnológico Educacional com os alunos do pré I trabalhando com o site http://www.acorujaboo.com.

 Escola Municipal Fernando Pessoa

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Fotos da Visita da professora Vilma na turma do 5º ano.

Professora Carla Cibele Zanuzo Fracaro desenvolve atividades na área de língua Portuguesa com os tablet’s.

 

Escola Municipal João Guimarães Rosa

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Fotos da Visita da professora Vilma na Escola Municipal João Guimarães Rosa

 

 Escola Municipal Angelo Darolt

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 Visita da professora Vilma na Escola Municipal Angelo Darolt.

Professora Lisméia Barcelo do 5º ano trabalhando com os tablet”s  no site: www.estudamos.com.br 

Conteúdo trabalhado: tabuada.

A professora Fabiana Ferreira e a coordenadora Laudicéia Oro no Ambiente Tecnológico Educacional está trabalhando no site: http://paic.luzdosaber.seduc.ce.gov.br/software/    com o objetivo de produzir jornais, gibis ou cartas fica ao critério do aluno estas atividades propostas e logo após impresso.

Os alunos amaram!!!!!!!!!!!!!!!!

 

 Escola Municipal Ulysses Guimarães

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Visita da professora Vilma na  Escola Municipal Ulysses Guimarães na turma do 5º ano com a professora Juliani Debastiani trabalhando com os tablet”s. As crianças deram o depoimento que gostam muito de trabalhar os conteúdo utilizando os tablet’s.

 Escola Municipal José Lorenzoni

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Visita da professora Vilma na Escola Municipal José Lorenzoni trabalhando com os tablet’s na área de ciências: “O Corpo Humano”.

Professora Regente Vera Lúcia Tozatti.

Professora Tecnológica Educacional Elesa Vanessa Kaiser da Silva.

Representando o corpo humano

Os alunos formaram grupos, cada um trabalhou com um sistema do corpo humano, fazendo o desenho dos órgãos.
Foi colocado um aluno sobre o papel bobina e realizado o contorno de seu corpo (riscando sobre o papel).
Após terem desenhado, pintado e recortado, cada um colou o órgão no seu local aproximadamente e fixaram. Em seguida, foi conversado sobre cada sistema e sua importância na vida do ser humano.
“Devemos cuidar de cada órgão do nosso corpo, pois sem eles não podemos fazer nada, por isso, cada um deverá praticar esporte, comer alimentos saudáveis. Desta forma, nós teremos uma saúde nota 10!”. 

 

Apresentação no LibreOffice (impress)

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Os alunos do 5º Ano A e B da Escola Municipal José Lorenzoni, durante as aulas do ATE, aprenderam a criar slides no sistema Linux. Em um trabalho em conjunto com a Professora regente, foi realizado um estudo sobre os sistemas do corpo humano. Na sala de aula pesquisaram utilizando os tablets, e no ATE cada grupo além de pesquisar o sistema indicado, também produziu uma apresentação em slides utilizando imagens e textos.

O trabalho realizado foi de suma importância, pois aprenderam tanto na construção dos slides quanto no conteúdo pesquisado. Além disso, despertaram o gosto pela pesquisa, sendo que, um aluno trouxe um atlas para utilizarem como referência para acrescentar no trabalho.

As apresentações foram realizadas em forma de seminário, desta maneira, cada grupo apresentou o trabalho utilizando o multimídia, explicando o conteúdo para os demais colegas. Tal atividade prática estimulou efetivamente para a segurança e autonomia ao se expressarem em público.

Professora Elesa Vanessa Kaiser da Silva utilizou a ferramenta  “LibreOffice” (Impress ) no Ambiente Tecnológico Educacional com os alunos dos 5º anos no intuito de elaborar  apresentações referente ao conteúdo: “o corpo humano” sendo que a professora Vera Lúcia Tozatti que atua como Professora Regente das turmas dos 5º anos da escola, já havia trabalhado este conteúdo utilizando-se do recurso tecnológico “TABLET’s” em sala de aula. A professora Elesa trabalhou com o conteúdo revisando e enriquecendo-o por meio de outro Recurso Pedagógico na escola que é o “Ambiente Tecnológico Educacional” onde  orientou os alunos também a utilizar o software educativo “Impress”. Este teve por objetivo incentivar os alunos a fazer o uso adequado das tecnologias como ferramenta para apropriação do conhecimento.

 Escola Municipal Jayme Canet

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Visita da Professora Vilma na Escola Municipal Jayme Canet no 5º ano, a professora titular da turma é a professora Rosimar Medeiros da Silva.

Alunos trabalhando com os tablet’s na área de ciências: Conteúdo: “as fases da vida”.

AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

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 Escola Municipal Idalina Pasquoto Bonatto

 

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Visita da professora Vilma na escola.

A professora Eliziane Signorelli Kappauns e seus alunos trabalhando com os tablet’s : pesquisa sobre “o Mercosul”.

O que é o MERCOSUL?

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um amplo projeto de integração fundado por Argentina, Brasil, Paraguai, e Uruguai. Em 2012, a Venezuela tornou-se o quinto Estado Parte a integrar o bloco e, em 2013, com a assinatura do Protocolo de Adesão do Estado Plurinacional da Bolívia ao MERCOSUL, deu-se início ao processo de adesão daquele país também como Estado Parte.

O MERCOSUL sustenta-se em três pilares: o econômico comercial, o social e o da cidadania, e está composto por grande diversidade de órgãos, os quais cuidam de temas tão variados quanto agricultura familiar, direitos humanos, gênero, saúde e cinema.

No aspecto econômico, o MERCOSUL assume, hoje, o caráter de união aduaneira em fase de consolidação, com matizes de mercado comum. O bloco tem por horizonte a conformação de um mercado comum entre seus Estados Partes, como estabelece o Tratado de Assunção, instrumento fundador firmado em 26 de março de 1991.

No pilar social, busca-se a articulação de políticas públicas regionais em matérias como erradicação da pobreza e da fome, universalização da saúde pública e da educação, defesa do trabalho decente e valorização e promoção da diversidade cultural.

Na dimensão da cidadania, trabalha-se para a progressiva implantação de políticas que permitam a livre circulação de pessoas e a promoção de direitos civis, sociais, culturais e econômicos para os nacionais dos países do bloco, bem como a garantia de igualdade de condições e de acesso ao trabalho, saúde e educação.

Quais são os objetivos e princípios do MERCOSUL?

Em seu artigo 1°, o Tratado de Assunção, documento constitutivo do bloco, determina que o Mercado Comum do Sul implica:

  • “A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente”;
  • “O estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais”;
  • “A coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes – de comércio exterior, agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais, de outras que se acordem –, a fim de assegurar condições adequadas de concorrência entre os Estados Partes”; e
  • “O compromisso dos Estados Partes de harmonizar suas legislações, nas áreas pertinentes, para lograr o fortalecimento do processo de integração”. Quais são os Estados Partes do MERCOSUL?Os Estados Partes fundadores do MERCOSUL são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A partir de 12 de agosto de 2012, a Venezuela foi incorporada oficialmente no Bloco como novo sócio. Estado Associado desde 1996, a Bolívia é, atualmente, Estado Parte em processo de adesão.Quais são os Estados Associados ao MERCOSUL? O que são os Estados Associados?Os Estados Associados do MERCOSUL são Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname.A possibilidade de um Estado participar do MERCOSUL por associação, sem tornar-se Parte do Tratado de Assunção, reflete o compromisso permanente do MERCOSUL com o aprofundamento do processo de integração latino-americano e a importância conferida à intensificação das relações com os países membros da ALADI. A participação dos Estados Associados no MERCOSUL está regulada pelas Decisões CMC N° 18/04, 28/04 e 11/13. A normativa MERCOSUL permite que requeiram a condição de Estado Associado: (i) os países membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) com os quais o MERCOSUL tenha assinado Acordos de Livre Comércio, protocolizados naquela associação; e (ii) países com os quais o MERCOSUL assine Acordos conforme as disposições do artigo 25 do Tratado de Montevidéu de 1980, instrumento constitutivo da ALADI.Os Estados Associados podem participar, na qualidade de convidados, das reuniões dos órgãos da estrutura institucional do MERCOSUL para tratar temas de interesse comum, com direito a voz.

 

Conhecendo o Museu de Cera e o Vale dos Dinossauros

 Professora Ligia da Escola Municipal Idalina Pasquoto Bonatto atua no 4º ano

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RELATÓRIO DA ATIVIDADE DE PESQUISA DESENVOLVIDA NO A.T.E ( AMBIENTE TECNOLÓGICO EDUCACIONAL ) COM OS ALUNOS DO 4º ANO DA ESCOLA IDALINA.

Inicialmente, os alunos realizaram um passeio até a cidade de Foz do Iguaçu, conhecendo o Museu de Cera e o Vale dos Dinossauros.

Ao retornarem à escola observou-se que os mesmos não tinham conhecimento da vida de muitos dos personagens retratados no museu de cera . Com isso, fomos até o A.T.E. e, com os alunos distribuídos em trios, selecionou-se alguns personagens para que cada trio realizasse uma pesquisa acerca do personagem selecionado, dentre estes estavam : Bob Esponja, Presidenta Dilma Roussef, Barack Obama, Papa João Paulo II, Jack Sparow, Star Wars… ( alguns como personagens históricos e outros do conhecimento dos alunos ). Após pesquisarem em diferentes sites ( Wikipédia, adorocinema, … ) sobre a vida de um personagem, cada trio retornou a sala e explicou aos demais colegas sobre seu personagem, e os demais alunos podiam fazer questionamentos acerca do mesmo e o trio, auxiliado pela professora , respondia as dúvidas dos demais colegas.

 Escola Municipal Grizelde Romig Fischborn

 

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A professora Maria Aparecida de Oliveira Regente da turma do 1º ano e o professor Ari da Silva Oliveira atua no Ambiente Tecnológico Educacional sua aula desenvolvida nas atividades da área de Língua Portuguesa e Matemática estava interessante e motivadora: brincando e aprendendo ………

 

 

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